O PCNP Educação Física Michel deu
início à atividade em parceria com o PCNP Tecnologia Educacional Edvaldo
utilizando o software Pivot Stickfigure Animator.
O software Pivot trabalha
facilmente com pequenas animações através da movimentação dos objetos quadro a
quadro, o que possibilita criar uma cadeia de animação dinâmica.
A ideia é apresentar aos
professores de Educação Física do 9º ano
as ferramentas e recursos disponíveis no software e também como salvar a
animação.Neste momento, para início da confecção da animação com a interação de
um ou mais bonequinhos do Pivot com o plano de fundo escolhido e os fundamentos
do hip hop.
A animação digital, pode ser realizada
por meio de diversos programas, com características distintas, todavia, o
“Pivot Stickfigure Animator”, adiante designado de Pivot, não se destaca apenas
por ser um freeware, mas fundamentalmente por possuir uma construção limitada,
e uma simplicidade funcional, o que permite um fácil acesso. O Pivot é pois um
programa de animação gratuito, concebido por Peter Bone(2), que permite
realizar animações de qualidade sem a necessidade de possuir qualquer
conhecimento específico na área da animação.
Para utilizar o programa, basta
atribuir um sentido à imagem, à organização espacial e à sequência. O Pivot
assenta na estilização das formas, recorrendo a inclusão de “figuras palitos”
articulados. O utilizador move os pontos precisos (articulações) de um objeto
ou personagem (stickman) para criar movimentos coerentes, e a colocação em cena
destas imagens vetoriais, permite a criação de uma sequência animada.
Pivot Stickfigure Animator trabalha facilmente com pequenas animações para quem não possui muitas habilidades artísticas. Movendo os objetos quadro a quadro é possível criar uma cadeia de animação dinâmica, de uma forma tão fácil que até as crianças vão se divertir.
Além de criar os tradicionais bonequinhos, use sua criatividade para montar figuras como veículos, animais e tudo o que puder imaginar! Na opção Edit o boneco e suas respectivas articulações são exibidos, possibilitando ajustes ou até mesmo desenvolvimento de outras formas com círculos e linhas. Para completar há uma barra de controle de velocidade.
Como criar minha animação?
Em primeiro lugar você precisa criar seu personagem. Se desejar editar alguma característica do seu boneco, vá a Edit e selecione os botões auto-explicativos no menu que se abre. Para inserir outro boneco/modelo, basta ir à opção Add Figure. Os planos de fundo são inseridos através do menu File; Load Background.
Depois de ter criado seu personagem, posicione os elementos adequadamente e vá clicando em Next Frame para prosseguir até o quadro seguinte. Após ter concluído a sua sequência, dê play e divirta-se!
Exportando a animação
Ao terminar a sua criação, você poderá exportá-la para dois formatos de imagem: GIF e BMP. Para isso, siga o caminho File > Save Animation. Na nova janela que se abriu, escolha o local em sua máquina onde deverá ser salvo o arquivo e também defina o formato de sua preferência. Além destes dois, existe o formato do programa, PIV. Este formato permite que seu trabalho seja modificado posteriormente.
Pivot Animator 4.1.10 -
Pivot Animator 4 é a última versão nova e melhorada do Pivot Animator software. Há um arquivo de ajuda disponíveis para explicar os novos recursos e como usá-los.
Se você gostaria de baixar Pivot Animator 4, em seguida, clique no botão abaixo
Referências: http://pro-karla.blogspot.com.br/
Vamos curtir um pouco do que já foi produzido com o Pivot:
Como criar minha animação?
Exportando a animação
Ao terminar a sua criação, você poderá exportá-la para dois formatos de imagem: GIF e BMP. Para isso, siga o caminho File > Save Animation. Na nova janela que se abriu, escolha o local em sua máquina onde deverá ser salvo o arquivo e também defina o formato de sua preferência. Além destes dois, existe o formato do programa, PIV. Este formato permite que seu trabalho seja modificado posteriormente.
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