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quinta-feira, 5 de junho de 2014

OT Educação Física - Uso do Pivot Stickfigure Animator

O PCNP Educação Física Michel deu início à atividade em parceria com o PCNP Tecnologia Educacional Edvaldo utilizando o software Pivot Stickfigure Animator.
O software Pivot trabalha facilmente com pequenas animações através da movimentação dos objetos quadro a quadro, o que possibilita criar uma cadeia de animação dinâmica.
A ideia é apresentar aos professores de Educação Física do 9º ano  as ferramentas e recursos disponíveis no software e também como salvar a animação.Neste momento, para início da confecção da animação com a interação de um ou mais bonequinhos do Pivot com o plano de fundo escolhido e os fundamentos do hip hop.
A animação digital, pode ser realizada por meio de diversos programas, com características distintas, todavia, o “Pivot Stickfigure Animator”, adiante designado de Pivot, não se destaca apenas por ser um freeware, mas fundamentalmente por possuir uma construção limitada, e uma simplicidade funcional, o que permite um fácil acesso. O Pivot é pois um programa de animação gratuito, concebido por Peter Bone(2), que permite realizar animações de qualidade sem a necessidade de possuir qualquer conhecimento específico na área da animação. 
Para utilizar o programa, basta atribuir um sentido à imagem, à organização espacial e à sequência. O Pivot assenta na estilização das formas, recorrendo a inclusão de “figuras palitos” articulados. O utilizador move os pontos precisos (articulações) de um objeto ou personagem (stickman) para criar movimentos coerentes, e a colocação em cena destas imagens vetoriais, permite a criação de uma sequência animada.

Pivot Stickfigure Animator trabalha facilmente com pequenas animações para quem não possui muitas habilidades artísticas. Movendo os objetos quadro a quadro é possível criar uma cadeia de animação dinâmica, de uma forma tão fácil que até as crianças vão se divertir.


Além de criar os tradicionais bonequinhos, use sua criatividade para montar figuras como veículos, animais e tudo o que puder imaginar! Na opção Edit o boneco e suas respectivas articulações são exibidos, possibilitando ajustes ou até mesmo desenvolvimento de outras formas com círculos e linhas. Para completar há uma barra de controle de velocidade.

Como criar minha animação?



Em primeiro lugar você precisa criar seu personagem. Se desejar editar alguma característica do seu boneco, vá a Edit e selecione os botões auto-explicativos no menu que se abre. Para inserir outro boneco/modelo, basta ir à opção Add Figure. Os planos de fundo são inseridos através do menu File; Load Background.



Depois de ter criado seu personagem, posicione os elementos adequadamente e vá clicando em Next Frame para prosseguir até o quadro seguinte. Após ter concluído a sua sequência, dê play e divirta-se!

Exportando a animação

Ao terminar a sua criação, você poderá exportá-la para dois formatos de imagem: GIF e BMP. Para isso, siga o caminho File > Save Animation. Na nova janela que se abriu, escolha o local em sua máquina onde deverá ser salvo o arquivo e também defina o formato de sua preferência. Além destes dois, existe o formato do programa, PIV. Este formato permite que seu trabalho seja modificado posteriormente.

Pivot Animator 4.1.10 - 




Pivot Animator 4 é a última versão nova e melhorada do Pivot Animator software. Há um arquivo de ajuda disponíveis para explicar os novos recursos e como usá-los. 
Se você gostaria de baixar Pivot Animator 4, em seguida, clique no botão abaixo

Referências: http://pro-karla.blogspot.com.br/

Vamos curtir um pouco do que já foi produzido com o Pivot:

Dançando Hip Hop Pivot !


O aluno poderá usar também um aplicativo para Android para jogar futebol 
Stickman Soccer 2014 é um jogo de futebol do personagem homem palito para Android. Com disputas acirradas entre diversas seleções, esse game tem vários modos aonde o jogador pode disputar desde grandes campeonatos até jogos de exibição.

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